Irecê e Região

Lapão tem um dos melhores índices de gestão fiscal, afirma relatório da Firjan

Cultura&Realidade - 05 de Novembro de 2019

file-2019-11-05004025.295593-lapao00a04e0c-ff7e-11e9-853d-f23c917a2cda.jpg

Ranking dos municípios, segundo os estudos da Firjan - Arte: Ascom/PML

Com base em dados oficiais, o IFGF (Indice Firjan de Gestão Fiscal) analisou as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos  e Lapão estão entre as 14 melhores avaliações das cidades baianas.

O estudo comprovou que três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. E um terço das cidades do país não se sustenta, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.

Contra essa maré de dificuldades, o município de Lapão (26.684 habitantes), conquistou a 14ª colocação dentre os 415 municípios da Bahia, com gestão melhor qualificada que de outros grandes centros como Luis Eduardo Magalhães e Camaçari.

A metodologia do IFGF considera os quatro indicadores citados, em que a pontuação adotada varia de 0 a 1 ponto: quanto mais próximo de 1, melhor a situação fiscal do município. Com base neles, cada cidade é classificada nos conceitos:
. Gestão de Excelência - resultados superiores a 0,8 ponto.
. Boa Gestão - resultados entre 0,6 e 0,8 ponto.
. Gestão em Dificuldade - resultados entre 0,4 e 0,6 ponto.
. Gestão Crítica - resultados inferiores a 0,4 ponto.

A gestão municipal de Lapão conquistou o conceito de excelência nos indicadores Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e Bom em Investimentos, revelando a eficácia do planejamento financeiro em curso e a habilidade para lhe dar com um cenário crítico e desafiador.


*A Firjan-Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é uma organização privada e sem fins lucrativos,  que tem a missão de promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade.

Ascom/PML