Bahia

EQUÍVOCO: Rui Costa anunciou o 1° caso de coronavírus em Irecê; Sesab retifica: "não há caso confirmado"

Cultura&Realidade - 02 de Abril de 2020

file-2020-04-02165219.775507-rui_costa76505198-751b-11ea-8fae-f23c917a2cda.jpg

Rui Costa noticia em live, primeiro caso de coronavírus em Irecê. Notícia foi retiticada logo em seguida pela Sesab: "Não há caso confirmado em Irecê" - Foto: Ilustração

Surtiu efeito de uma “bomba” a notícia que o Governador Rui Costa deu nesta quarta-feira, 2, ao meio dia, durante uma live no Facebook, apresentando um balanço das ações estaduais de combate ao coronavírus. Ao anunciar dois novos casos confirmados na Bahia, ele citou como sendo dos municípios de Belmonte e Irecê, duas cidades que não apareciam nos boletins anteriores.

O recorte do vídeo com a citação de Irecê, dando conta de caso positivo para coronavírus, logo se espalhou pela rede de WathsApp, gerando angústia em muita gente. Em todos os grupos por onde a fala governamental circulou, ocorreram manifestos de espanto e preocupação e muita gente nervosa.

Entretanto, logo surgiram as dúvidas. Em tempos de fakenews, as pessoas começam a questionar tudo. O prefeito da cidade, Elmo Vaz e a secretária de saúde Dulce Barreto, de imediato, só tinham uma resposta: “Não fomos informados ainda, estamos averiguando”.

Exatamente às 15h o prefeito se manifestou em um vídeo, afirmando que o governador foi levado ao erro. O caso positivado é de uma pessoa com vínculos familiares ireceenses, mas que reside na Capital.

Conforme Elmo anunciou no mesmo vídeo, a Secretaria Estadual de Saúde publicou errata no seu boletim eletrônico, retificando a informação, acabando com as dúvidas: “A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informa que até o momento o município de Irecê não possui casos positivos de Covid-19. Diferente do divulgado anteriormente, o referido caso é um residente do município de Salvador.” Leia aqui a nota oficial da Sesab.

MEDIDAS PROTETIVAS E RESULTADOS - O município tem adotado diversas medidas protetivas, com permanente monitoramento coordenado pela secretaria de saúde, a partir do COE-Comitê de Operações Especiais e decisões administrativas adotadas pelo prefeito Elmo Vaz, a partir de consultas junto à comunidade científica, equipe técnica, segmentos econômicos e as orientações das autoridades de saúde do Estado e do Ministério da Saúde, resultando em diversas intervenções nas relações sociais e comerciais, visando a máxima minimização da circulação de pessoas, permitida apenas para casos excepcionais. “O permanente monitoramento e o Isolamento social são as medidas mais exitosas. Vamos continuar com elas”, disse o prefeito.

Durante o período de quarentena, as barreiras sanitárias abordaram 5.915 veículos, 19.998 pessoas e 7.130 pessoas oriundas de localidades com registros de casos confirmados para Covid-19, conforme informações da Ascom/PMI, de terça-feira, 31.

De acordo com o “Boletim Diário” sobre a pandemia, Irecê continua sem caso confirmado. Das 19 notificações suspeitas, 16 foram descartadas e três estão em investigação.

Da Redação