AMBIENTE

Secretaria de Meio Ambiente de Irecê informa: inscrições para cursos EaD na área ambiental terminam dia 10

Cultura&Realidade - 08 de Abril de 2020

file-2020-04-08162328.428800-curso6cd4a86e-79ce-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

Cursos gratuitos sobre temas ambientais à distância, inscrições até dia 10 - Foto: Ilustração

Diante do cenário mundial de distanciamento social para impedir o avanço do novo coronavírus, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) abriu inscrições para cinco novos cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância – EaD, por meio do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar). Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de abril, pelo endereço: (http://ead.meioambiente.ba.gov.br/).  

Para o secretário de meio de Irecê, João Gonçalves, esta é uma oportunidade importante. “Temos muitos desafios em matéria de gestão ambiental, por ausência de profissionais em quantidade suficiente com formação na gestão, avaliação de impactos, mitigação, formação de processos, dentre outros. Assim, os cursos ofertados pela Sema, no método à distância, contribuem especialmente neste momento de isolamento social, em que as agendas estão menos concorridas. É de graça e nem pracisa sair de casa”, explica.

Serão disponibilizadas 400 vagas nas áreas de Licenciamento Ambiental, Ecologia da Paisagem, Avaliação Integrada de Impactos Socioambientais, Gerenciamento Costeiro e Política e Gestão dos Recursos Hídricos. Os cursos serão realizados entre os dias 14 de abril e 26 de maio, com carga horária de 40 horas, onde os participantes poderão ter acesso ao conteúdo pelo computador ou dispositivo móvel. Os critérios de avaliação devem ser conferidos no site.

“Os cursos EaD têm sido uma alternativa durante essa pandemia. Essa é uma forma de aprender, se atualizar e  aproveitar o tempo em casa. O Programa Formar será uma ótima opção para atender a população nesse período. Além disso, conseguiremos formar multiplicadores em busca da eficiência das políticas públicas voltadas para gestão ambiental”, destaca o titular da Sema, João Carlos Oliveira.

Formar – o Programa tem como objetivo a promoção da formação continuada dos agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados e demais representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental e que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), contribuindo para o cumprimento das diretrizes estratégicas da Sema e do Inema no Estado.

Desde 2013, o Formar já emitiu 6.746 certificados, abordando as principais questões ambientais e de recursos hídricos da Bahia. “O Programa representa uma significativa ação para a obtenção de qualidade, eficiência, grau de abrangência e efetividade nos serviços públicos prestados ao cidadão”, ressalta o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Claudemir Nonato.

Da redação, com informações da Ascom/Sema-BA