Bahia

Rui quer lei para criminalizar a prática de 'fakes': "quem produz e quem dissemina são igualmente criminosos"

Cultura&Realidade - 05 de Maio de 2020

file-2020-05-05042124.634350-rui06fd9914-8ea1-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

Governador disse que quem tanto quem produz, como quem trasnmite as fake news irão responder criminalmente - Foto: Ilustração 

Com o intuito de ajudar a população baiana a checar informações relacionadas ao Governo do Estado, principalmente no que se refere ao combate ao novo coronavírus, a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) disponibilizou três diferentes canais para tirar as dúvidas dos internautas e evitar o repasse das famosas fake news (notícias falsas). O cidadão que tiver uma dúvida deve enviar mensagens para os perfis do Governo da Bahia no Facebook (www.facebook.com/governodabahia/) e no Instagram (www.instagram.com/govba) ou no Whatsapp, pelo número (71) 99646-4095.

Além da criação dos portais, o governador encaminhou à Assembleia Legislativa proposta de lei para criminalizar a criação e disseminação da fake news no território baiano. Ele disse que não há como deixar de tratar criminalmente, o que ala chama de "milícia digital".

Para o governador Rui Costa, as fake news são disseminadas por pessoas que ele considera milicianos digitais. “Neste momento de pandemia, esses criminosos estão ativamente difundindo mentiras e calúnias, inclusive manipulando vídeos, com o objetivo de descredibilizar prefeitos e governadores do Brasil inteiro. Isso é um crime e eu espero que o STF apure rapidamente quem comanda essas quadrilhas”, avaliou.

Rui também lembrou que não são apenas os criadores das fake news que podem responder criminalmente. “Quem cria é criminoso, mas quem ajuda a repassar essas mentiras também pode ser responsabilizado. Por isso, criamos esses canais com o objetivo de ajudar os baianos a conferirem a veracidade das informações, disseminando, deste modo, somente a verdade”, destacou.

Informações adicionais sobre os canais e todas as ações executadas pelo governo baiano podem ser conferidas no site da Secom (www.secom.ba.gov.br).

FAKE NEWS QUE CIRCULOU O BRASIL, ENVOLVENDO O GOVERNADOR BAIANO

 

De acordo com o portal G1, é #FAKE que governador da BA pediu para prefeita de Porto Seguro 'inventar' 200 casos de coronavírus para receber dinheiro do governo federal- Vídeo de reunião virtual circula na internet acompanhado de legendas falsas. 

Rui Costa reforça que reunião foi feita com outros prefeitos e diz que não houve nenhuma irregularidade. Prefeitura de Porto Seguro diz que responsável pela mensagem será criminalizado. 

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), durante uma reunião virtual. Legendas afirmam que ele foi filmado sem saber e que as imagens revelam um pedido à prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD-BA), para "arrumar" 200 casos de coronavírus e, assim, receber dinheiro do governo federal. 

É #FAKE A mensagem falsa usa um trecho do vídeo em que o governador menciona dados estatísticos para projetar o atendimento à população e fala da relação entre a proporção de leitos de UTI e o número de infectados. Em nenhum momento, ele faz qualquer pedido para que casos sejam "inventados".
Além disso, a reunião não foi feita apenas com a prefeita de Porto Seguro e não houve nenhum flagrante. Na verdade, havia outros prefeitos do extremo Sul do estado presentes à videoconferência, realizada na semana passada. Além de Cláudia Oliveira, estavam no encontro, por exemplo, os prefeitos de Belmonte, Eunápolis, Itabela, Itapebi, Santa Cruz Cabrália, Itamarajú, Medeiros Neto, Prado e Teixeira de Freitas.
Rui Costa fez outras duas videoconferências com prefeitos das regiões do Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul e com prefeitos da região Sul. "O vídeo não tem nada demais", afirma o governador. Ele fez um desmentido em seu perfil no Facebook. "A milícia digital da #fakenews é uma quadrilha que destrói o país. A última mentira foi com uma reunião em Porto Seguro. Denunciamos ao Ministério Público para identificar e processar criminalmente os autores. Peço que ajudem a desmentir. Já temos muito trabalho contra a #Covid19."