AMBIENTE

Prefeitura e Lions Clube de Irecê realizam ação de arborização na cidade

Cultura&Realidade - 20 de Janeiro de 2020

file-2020-01-22102203.659012-Sem_titulo-12de44af6-3d1a-11ea-b070-f23c917a2cda.jpg

Secretário de Meio Ambiente de Irecê, João Gonçalves e membros do Lions - Foto: Paulo Coló

 

A Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participou da Ação Global do Lions Clube Internacional, neste domingo, 19, com o plantio de 65 Ipês roxo, amarelo, branco e rosa, na Avenida Ineny Nunes Dourado, construída recentemente como parte do maior Plano de Urbanização da cidade, que já pavimentou mais de 200 ruas e avenidas nos últimos três anos.


“A parceria firmada com a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente foi muito produtiva e alcançamos a meta no momento certo. O Lions Clube está muito feliz com o resultado e vamos em frente, servindo à nossa comunidade, seja na área de ambiente, ações sociais e educativas. O Lions é a maior rede de serviço do planeta, na qual seus sócios pagam para servir”, disse José Renato, “Renatinho”, que coordenou as atividades em nome do clube, juntamente com o presidente do Lions Irecê, o empresário José Abreu, que também se fez presente, ao lado do Secretário de Meio Ambiente, João Gonçalves e de vários casais sócios do clube, que levantaram às 6h da manhã para executar o plantio com o sol ainda leve, “para não prejudicar as plantas”, ressaltou a empresária Vera Machado. 


REPERCUSSÃO

 A ação repercutiu bem nas redes sociais. “Passei bem na hora que estava plantando. Parabéns pela iniciativa, adorei”, comentou o comunicador Diogo Dias Fernandes, no Instagram.  “Parabéns pela iniciativa! O mundo está precisando de 1 trilhão de árvores. Com essa iniciativa já reduzimos pra casa dos bilhões. Vamos plantar!”, convocou o secretário de educação Agnaldo Freitas.


O prefeito Elmo Vaz parabenizou a Secretaria de Meio ambiente de Irecê e ao Lions Clube “por essa importante inciativa e parceria. Não basta a gente discursar pra defender a vida, temos de agir e vocês estão agindo. Irecê agradece, pois é mais oxigênio, é mais beleza é mais vida em nossa cidade”


OUTRAS AÇÕES 

A Prefeitura de Irecê, nos últimos três anos já distribuiu aproximadamente 15 plantas arbóreas nativas e frutíferas. A Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo ações de arborização da cidade, enfrentando alguns problemas culturais e da estrutura urbana, mas avançando neste quesito. Nesta mesma vertente são feitas doações de mudas através do Programa “Adote Uma Árvore”. 


“Também é de iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, a instalação de unidades piloto de Sistemas Agroflorestais (SAFs) no Distrito de Angical, envolvendo cerca de 25 produtores. Através de compensações ambientais a Secretaria de Meio Ambiente consegue as mudas, que alimentam o “Adote Uma Árvore” e os SAFs, muito importantes no processo de restauração de áreas degradadas”, disse o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, João Gonçalves.

Da Redação.